(por de Evan Dorkin, Jill Thompson e outros)
Beasts of Burden deve ter sido meu primeiro gibi da Pipoca e Nanquim (e, pela listagem, a única revista da editora até aparecer Moonshadow), e zero arrependimentos. Inclusive, fica a recomendação para quem gosta de animais de estimação e histórias de terror: no título, um grupo de animais domésticos lida e resolve casos estranhos em sua cidadezinha (e às vezes algum deles se dá bem mal). Tem humor, fantasmas, drama e uma arte muito linda :)
Assim como a primeira edição, este também contém várias histórias relativamente independentes:
• Sacrifício: uma história agitadinha resolvendo pendengas anteriores, talvez a mais fraca do volume. A maior graça aqui é por ser um crossover com Hellboy, e dá para perceber no personagem que, ele sendo um demônio com chifres aparados trabalhando pro “lado do bem”, não tem moral alguma pra desconsiderar um grupo de animais falantes que resolvem casos sobrenaturais :P
• Fome Animal: curtinha, com caça à um goblin ladrão de galinhas.
• Moral da História: os cães contam uma história aventuresca do passado para alguns filhotes. Melhor que a anterior, e também termina com um arremate engraçadinho.
• Uma Vista da Colina: o grupo investiga um estranho rebanho de ovelhas. Simples, um tanto chocante e melancólica, talvez um dos pontos altos aqui.
• Caçadores e Coletores: aquelas histórias que dizem que Algo Está Acontecendo Atrás de Tudo. E uma das melhores cenas de isca e perseguição x)
• O Que o Gato Trouxe: aqui Dimpna, a gata preta que era familiar de algumas bruxas, resolve algumas pendências do passado. É uma história sem cachorros, apesar do cão aparecer :P E outra no grupo das com final melancólico.
• A Presença dos Outros (parte 1 e 2): uma história grande com humanos participando ativamente, encrencas do passado dando mais as caras, algumas reviravoltas. Apesar de não ser a coisa mais inovadora, a história aproveita muito bem a quantidade maior de páginas.
# Veredicto: quero a edição quatro em português na minha mesa já!
# Bom: personagens, arte e roteiro combinam perfeitamente. E essa edição está melhor que a anterior.
# Mau: é um gibi caro :P E com volumes tão ocasionais.... Outro ponto fraco é alguns personagens secundários tem lá sua importância, mas não marcam a ponto de me lembrar deles na leitura e os outros gibis estão longe demais pra eu ir lá refrescar a memória :P
188 páginas • R$ 79,90 • 2020 • revista na página da editora
P.S.: as resenhas dos volumes anteriores estão aqui, mas o html tá meio quebrado^^'