Essa é uma revisão anterior do documento!
(por Fábio Yabu)
Há 530 milhões de anos atrás, bem antes dos dinossauros, a vida na Terra surtou em variedade: surgiram grupos de espécies totalmente diferentes do que havia antes e do que haveria depois, algumas tão malucas que os biólogos não sabem classificar ou dizer qual a parte era a de baixo e a de cima de um fóssil. Esse evento foi batizado de Explosão Cambriana, que foi poucas vezes igualado em diversidade em tão pouco tempo. Claro que a seleção natural logo fez seu serviço, reduzindo a variedade de espécies à formas menos alucinadas e viáveis aos seus ecossistemas.
(inclusive, uma das espécies foi batizada de Hallucigenia e não foi a toa :P)
Pouco anos depois, às vésperas do ano 2000, a internet teve sua própria Explosão Cambriana: era uma época que, com um pouco de esforço - e a curva de aprendizado era baixa - qualquer um poderia ter uma página, seja no gratuito Geocities (entre outros serviços similares) ou pagando um espaço próprio na rede. Ainda não haviam redes sociais, então as pessoas criavam livremente páginas sobre o que gostavam, estavam fazendo ou até do que queriam vender.
(queria declarar aqui que sou um fóssil vivo dessa época, com meus sites de resenhas e de Caverna do Dragão)
Entre estes tantos sites, existia um voltado ao publico jovem chamado Putaquepariu.com, com piadas bestas e matérias diversas. Não era lá muito frequentadora desse espaço, mas em uma visita a propaganda de uma HQ me chamou a atenção e fui lá ver o que era: os Combo Rangers, que eram cinco crianças convocadas pelo ser chamado Poderoso Combo (ou “tio Combo”, visualmente um clone mais alaranjado do Besouro Azul da DC) para impedirem as tentativas de invasão do General Monte e seus monstros à cidade de Cidade City (e, por tabela, a Terra).
Na época achei divertido e... muito tempo se passou. Antes do Carnaval desse ano, uma sequencia de eventos me fizeram procurar os arquivos dessas HQs online para reler todas as histórias do grupo a partir do zero começo.
E, nessa primeira etapa (foram 3 temporadas em flash, seguidos por vários quadrinhos impressos), me diverti :P
Não esperava muito, e isso é o correto: o traço é simples, os roteiros também (muitas vezes fazendo referências estruturais aos sentai e à Sailor Moon, fora caminhões de clichês óbvios), mas funcionam muito bem porque o objetivo era divertir. Nos vinte e cinco episódios¹ da série temos aventura, revelações, romance e drama, mas tudo isso embrulhado de toneladas de humor bobo.
Mesmo no arco final, bem farofa, e com sacrifícios e momentos bem dramáticos (beirando o piegas às vezes), o autor não resiste e solta um alívio cômico.
Ou um Pum, que é o nome de um dos vilões :P
# Veredicto: não muda a vida de ninguém², mas entretia com qualidade e de graça.
# Bom: amo o recurso de usar cores diferentes nos balões de fala para indicar os personagens, fora que a paleta de cores do flash como um todo é linda e vou protege-la com a vida. Outra coisa é que o traço do Yabu evolui bastante com o avançar das histórias. E a dosagem de humor/drama/namoricos é boa.
# Mau: algumas piadas envelheceram mal demais. Algumas delas são bem a cara de "faço a história para um público mais juvenil", e imagino que com o tempo perceberam que personagens crianças atrai público de crianças e algumas das gracinhas ficaram inadequadas.
# Péssimo: os Combo Rangers foram uma HQ em flash, uma tecnologia que os navegadores atuais não reproduzem e cada vez mais você tem dificuldade em conseguir assistir (isso não é culpa do autor). Fora que estas histórias estão fora do ar faz tempo - minha sorte foi ter feito uma cópia da série toda na época - e é extremamente lamentável que uma das primeiras webcomics nacionais simplesmente não seja mais acessível.
1998-99 - 26 episodios + 2 aberturas
Discussão