(por Howard Chaykin, José Luis García-López)
A DC é uma editora antiga e, como tal, entrou em várias modinhas quando estas estavam em alta com o passar das décadas: teve títulos de romance, de faroeste, de guerra, de super-heróis (:P), de terror e, é claro, de ficção-científica. Neste gênero, teve seus títulos dedicados e personagens futuristas que viajavam pelo universo em suas aventuras, isso em épocas em que a visão do mundo era mais inocente e a definição de “herói” era mais simples, com vários clichês já prontos para serem usados e consumidos.
Fim dos anos 80: a editora estava em renovação, fez um reboot audacioso em 1985 (e o melhor megacrossover já feito, imho: Crise nas Infinitas Terras), estava renovando ou reinventando seus personagens e chamou Chaykin para brincar com seu cast futurista. E ele fez... uma obra que flopou na época, mesmo com a arte foda do García-Lopez, e dá para perceber porque:
1) Como a maioria dos seres humanos, não eu conhecia quase nenhum personagem, alguns só de nome, li sem a carga necessária. E isso é o primeiro erro, o roteirista não dá muito contexto, espera que o leitor descubra as coisas por si mesmo... e com personagens que praticamente só ele lembrava :P
2) Para piorar, a narrativa é bastante quebrada. É um recurso foda quando quem lê conhece personagens ou ambiente, você entra no jogo de pegar as peças e montar enquanto acompanha o que acontece. Mas, quando você não tem onde se ancorar, a única vontade do leitor é de esperar o turbilhão passar e torcer para pelo menos algo no fim valer a leitura.
Não acontece.
Crepúsculo tem ideias legais, mas só ter ingredientes de qualidade não fazem um bolo.
(e, cada vez mais, acho que o estilo de escrita do Howard Chaykin não bate comigo, também não curti seu American Flagg) (E é incrível como ele é viciado demais nos próprios clichês XD até gato falante temos aqui XDD)
# Veredicto: apesar da arte de encher os olhos em algumas páginas, vou passar adiante.
# Bom: a arte do García-López, sempre.
# Mau: construção de história confusa, não há tempo para você conhecer e/ou se importar com personagens ou com o cenário (estes sim, parecem ter tido alguma construção).
168 páginas • R$ 62,00 • 2020 • veja no site da editora
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