(por Jay Annelli)
Uma pseudoresenha porque fiz uma pseudoleitura: leio pouco em inglês já que meu inglês de autodidata é bem ruim e se cansa fácil. Assim, a leitura desse livrinho (com lindas ilustrações e algum texto) foi meio que na diagonal mesmo, às vezes abandonando artigos quando estava na cara que eu estava entrando no reino dos personagens épicos feitos de lugares comuns.
Tá, e o que é esse livro? Para quem não conhece, existe um jogo de cartas colecionáveis chamado Magic: The Gathering. Com o passar das décadas e de diversas coleções temáticas, alguns personagens e realidades se tornaram recorrentes, criando um multiverso relativamente coeso e esse livro apresenta algumas destas realidades e personagens mais importantes. É um livrinho pequeno, com ilustrações lindas (e bem maiores do que as apresentadas nos cards) e algum blablabla sobre os personagens apresentados. Tipo de material que pode ser semente de idéias, por isso que fui atrás deles (sim, plural, porque o outro motivo que me move é o de colecionar :P Este é o segundo dessa série, “Visual History”, o terceiro está por vir).
# Veredicto: bonitinho porém ordinário. Se tiver oportunidade, procuro os volumes da coleção The Art of Magic: The Gathering, que eram bem grandões e focados um em cada mundo. Pena que a série foi descontinuada.
# Bom: A arte é exuberante, é um livrinho mais para ser visto do que para ser lido. E, ainda que a imensa maioria dos personagens sejam brancos, há mais diversidade do que se veria algum tempo atrás: há muitas mulheres (inclusive uma [[https://magic.wizards.com/en/articles/archive/magic-story/truth-names-2015-01-28|trans]]!), além de pessoas de outras etnias (há um casal real interracial e um do settings, Kaladesh, tem uma atmosfera bastante indiana)
# Mau: superficial, com menos espaço, explora pouco os mundos apresentados. Fora que muitos personagens são um amontoado de clichês que quem tem uma carga de histórias estadunidenses (filmes e gibis) já está cansado de conhecer. E, ah, o conjunto tem um problema fatal que talvez seja incortornável: você sente na construção de cada realidade as estruturas do jogo forçando esse ou aquele aspecto, especialmente a onipresente mecânica das cinco cores.
256 páginas • US$ $19.99 • 2020 • veja no site da editora
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