Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:astro_city_vida



Astro City: Vidas Privadas


(de Kurt Busiek e Brent Anderson)


Mais uma leva de histórias curtas e relativamente fechadas =)

• Depois de Simon Magus, que conhecemos em passagens rápidas pela Era das Trevas, A Auxiliar de Feiticeira nos apresenta a Adepta de Prata, outra personagem mística (que parece ser a maga suprema daquele mundo :P), com toda a carinha de que nasceu depois que Astro City começou a ser publicado :P A história é contada pelo ponto de vista de sua secretária (que é artista, boa de organizar agenda e sabe improvisar) e temos um mini-arco que é quase um conto de fadas: os personagens são esquisitos e bem restritos com um problema aparentemente simples que só a protagonista pode solucionar.

• Tem histórias que você logo manja onde vai dar e que é uma metáfora para outra coisa, por exemplo: vícios. A Floresta Escura e Densa é dessas.

Valsa das Horas é uma hq com pistas falsas pro leitor, com idas e vindas no tempo, e uma excelente redenção de vilão através do amor XD Não é ruim, mas não gostei 100% da execução da trama.

• O par de capítulos Amigos da Ellie e Amigos e Relações, que conta a história de uma velhinha que coleta, reforma e coleciona robôs danificados de super-vilões funcionou legal pra mim (apesar que o sobrinho da personagem central e o que ele trouxe devia ter sido substituído por algum recurso narrativo melhor) até mostrarem o passado dela. Ter uma "origem secreta" às vezes quebra o encanto.

Ah, temos uma Victor von Doom de saias, cuspida e escarrada :P

• A último conto do volume, Eu Queria Poder..., é simpática, com personagem em negação e percebendo que criou seus próprios preconceitos para lidar com um ambiente carregado de preconceitos pra quem está fora do padrão. A primeira e essa aqui são minhas preferidas do volume, mas admito que essa aqui é por motivos não-racionais.



# Veredicto: mais um bom gibi pra estante :)

# Bom: apesar de algumas escorregadelas, Kurt Busiek faz personagens são humanos e você se importa com quase todos. Inclusive, é um dos "defeitos" de Astro City: 20 páginas depois e um carinha que praticamente só fez figuração estes anos todos se torna (mais) um dos seus personagens preferidos da série :P

# Mau: como disse acima: uma história inteira e detalhes na narração de duas ficaram bem a desejar. Mas queria pontuar outro problema que não é específico desse volume, mas do título como um todo: volta e meia abrem-se tramas, vislumbram-se possibilidades... e demora uma eternidade pra reaparecer e andar, quanto mais fechar.

176 páginas • R$26,90 • 2019 • veja no site da editora



lista de resenhas de Astro City:
1 - Vida na Cidade Grande
2 - Confissão
3 - Álbum de Família
4 - O Anjo Maculado
5 - Heróis Locais
6 - A Era das Trevas 1 - Irmãos & Outros Estranhos
7 - A Era das Trevas 2 - Irmãos em Armas
8 - Estrelas Brilhantes
9 - Portas Abertas
10 - Vitória


Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
P O᠎ I D R
 
blog/astro_city_vida.txt · Última modificação: 2020/11/04 17:14 (edição externa)