Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


blog:tom_strong_nos



Tom Strong: Nos Confins do Mundo


(por um monte de gente e até Alan Moore)


Último número, o ponto sem retorno.. só que não: apesar desse ser o último número da série (e da participação de Alan Moore, seu criador), a Panini publicou mais um encadernado com o personagem além desse.

Bom, vamos às histórias: Michael Moorcock é um escritor famoso de fantasia, isso desde os anos 70, e seus personagens até chegaram a contracenar com Conan e até tiveram histórias próprias... e nunca li nada legal adaptado do trabalho dele e aqui se mantém a regra: a história em duas partes com piratas é bem truncada na execução e sem graça no geral. Na HQ seguinte, Joe Casey explica alguns bugs em Pneuman, a história é bem bonitinha, quase um Quarteto Fantástico do Byrne :P Steve Moore faz um conto que é um excelente cenário pra RPG one shot, mas também esquecível. Peter Hogan fecha o arco iniciado dois volumes atrás de forma limpa, otimista e bem escrita, talvez seja a melhor história aqui.

E, na edição final de Tom Strong, Alan Moore faz uma ligação com Promethea, sua outra personagem, justo no fim - do mundo, das séries e do universo ABC, ou algo assim. Pra quem está vivendo um período de crise como o nosso, é até reconfortante o apocalipse fofinho que o barbudo de Northampton preparou pra seus personagens... mas, como histórias, os finais das duas séries (e Um Dia, *talvez*, eu resenhe Promethea) ficam muito a dever pros seus personagens: aqui o autor se submeteu às suas crenças em vez contar uma boa história, assim como C.S. Lewis em Nárnia ou Phillip Pullman em His Dark Materials.


E tem outros pelo menos dois fatores além das crenças de Moore no fato dele ter largado a mão do personagem: ele estava dando tudo de si e bastante centrado em Promethea e... a ABC nasceu morta. Quando saiu da DC, ele prometeu nunca mais voltar à editora e, eventualmente, foi trabalhar pra Jim Lee, dono da Wildstorm. Nessa parceria, foi idealizado dentro da Wildstorm o selo ABC, com personagens do Moore (Tom Strong, Promethea, Liga Extraordinária, Top 10 etc) e talz.... mas antes do selo ser lançado, Lee vendeu a Wildstorm pra DC, sem que tio Alan soubesse. Quando soube, só não largou tudo porque ferraria a vida de vários artistas que ele contatara pra compor a linha de gibis, mas aposto que deve ter matado o gosto dele por aqueles personagens.



# Veredicto: Jim Lee merece morrer engasgado com os proprios bagos cortados.

# Bom: vale pra fechar a série e saber o que aconteceu com a mulher de gelo :P

# Mau: um fim bem apagado para um personagem tão solar.

164 páginas • R$25,90 • 2017 • veja no site da editora



Edições anteriores: 1) A Origem • 2) Terror na Terra Obscura • 3) Invasão • 4) Como surgiu Tom Stone • 5) A Terrível Vida Real de Tom Strong



Índice de resenhas e movimentações da minha estante:

...e estou vendendo parte da minha coleção, veja a lista aqui

Discussão

Insira seu comentário. Sintaxe wiki é permitida:
E P C H Q
 
blog/tom_strong_nos.txt · Última modificação: 2020/10/31 18:56 (edição externa)